Dia 14 de Dezembro – Padmasana e a flor de lótus

Calendário do Advento
Cultura de Yoga

O padmasana é um dos asanas mais conhecidos do Yoga. É utilizado na meditação e também na prática de pranayama.

Padma quer dizer lótus.
Lótus é o nome de uma planta aquática muito apreciada na cultura oriental.

A devoção que a flor de lótus recebe na cultura hindu deve-se ao exemplo de comportamento que ela nos dá. A flor de lótus tem as suas raízes enterradas no lodo sujo, escuro e fétido. É  desse lodo que a planta retira todos os nutrientes para produzir pétalas limpas, perfumadas e de grande beleza. O lótus representa transmutação de algo que surge no lodo para alcançar a pureza e a beleza imaculadas.

Na nossa prática de Yoga vamos muitas vezes descobrir aspectos da nossa personalidade que não nos agradam, são o nosso lodo. Cabe-nos a nós, através do autoconhecimento adquirido com a prática, transmutar, florescer.

 

O padmasana é uma posição bastante exigente, por isso, é conveniente que seja acompanhado por um instrutor no seu processo de “construção” do asana.

Em termos físicos os efeitos do padmasama são uma maior irrigação nos órgãos da região pélvica, tonificando-os. Sob o ponto de vista psíquico facilita o o recolhimento interior.

O padmasana é considerado a postura ideal para praticar meditação e pranayama. Isso ocorre porque, uma vez na posição, o corpo é sustentado com esforço muscular mínimo. É, portanto, altamente repousante e permite completa quietude no corpo e, subsequentemente, na mente.

Acredita-se que o estado meditativo encorajado pelo padmasana estimula os bons pensamentos e reduz os negativos. Os textos hindus tradicionais afirmam que o padmasana destrói todas as doenças e desperta a energia da kundalini, permitindo que ela percorra a espinha dorsal.

Imagem relacionada

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.