Dia 13 de Dezembro – O corpo de quem pratica Yoga

Calendário do Advento
Reflexão

A frase que todo o instrutor de Yoga já ouviu centenas de vezes: “acho que o Yoga não é para mim, o meu corpo não é flexível/forte/magro… o suficiente”.

Antes de desenvolver este tema, convém lembrar que Yoga não é ginástica ou actividade física. O Yoga, termo sânscrito que normalmente se traduz por união, é um movimento cultural que surgiu na Índia há milhares de anos e se começou a espalhar pelo mundo no século XX. De forma simplificada, o Yoga é uma filosofia que visa à identificação do ser humano com a sua própria natureza e integração com o universo. De uma forma mais formal podemos dizer que o Yoga é uma disciplina que pretende levar o praticante a um estado de libertação. Nas palavras do sábio hindu Swami Sivananda, “Yoga é a integração e harmonia entre pensamentos, palavras e acções, ou integração entre cabeça, coração e mãos.”

Apesar desta explicação sobre o que é o Yoga ser muitíssimo breve, fica claro que o objectivo desta disciplina milenar não é de todo trabalhar o físico. No entanto, as técnicas do Yoga mais populares no ocidente (asana e pranayama) têm um impacto muito positivo no corpo, saúde e vitalidade de quem as pratica. Talvez por isso, muitos associem Yoga a corpos trabalhados e com aspecto saudável, mas isso é mera consequência da prática e não o seu objectivo.

Regressando ao nosso tema inicial: Como é o corpo de quem pratica Yoga?

É o seu, tal qual está neste momento! Não existe “um corpo” para praticar Yoga. O Yoga é para todos, flexíveis ou pouco flexíveis, altos ou magros, fortes ou fracos. Não existe nenhum pré-requisito físico para praticar Yoga.

O Yoga não estimula a competitividade ou o julgamento, pelo contrário a prática deve trazer auto-aceitação. O Yoga vai ajudá-lo a amar, respeitar e compreender o seu corpo.

Com milhares seguidores no Instagram, a professora de Yoga Dana Falsetti (nas fotos), está a usar o seu perfil para provar que a prática é para todos os tipos de corpos.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.