Satya – compromisso com a verdade

Este preceito é baseado no entendimento de que  a comunicação e acção honestas formam a base de qualquer relacionamento, comunidade ou governo, e que o engano deliberado, o exagero e a inverdade prejudicam os outros. Uma das melhores maneiras de desenvolver essa capacidade é praticar a linguagem correta. Isto significa que, quando dizemos alguma coisa, temos a certeza da sua verdade. Se fôssemos seguir esse preceito com compromisso, muitos de nós teriam muito menos a dizer a cada dia! Uma grande parte das nossas observações quotidianas e conversas não são com base no que sabemos ser verdade, mas são baseadas na nossa imaginação, suposições, conclusões erróneas, e às vezes exageradas. A fofoca é, provavelmente, a pior forma desta falha de comunicação.

O compromisso com a verdade nem sempre é fácil, mas com a prática, é muito menos complicado e, finalmente, menos doloroso do que a evasão e o auto-engano.

A comunicação adequada  permite-nos lidar com as preocupações imediatas cuidando das pequenas questões antes que se tornem grandes.

Provavelmente, a forma mais difícil desta prática está em ser fiel ao nosso próprio coração e destino interior. A confusão e desconfiança dos nossos valores internos pode tornar difícil saber a natureza do desejo do nosso coração, mas mesmo quando nos tornamos claros o suficiente para reconhecer o que significa a verdade para nós, podemos não ter a coragem e convicção suficientes para viver a nossa verdade. Seguir o que sabemos ser essencial para o nosso crescimento pode significar deixar relacionamentos ou postos de trabalho doentios e correr riscos que ponham em causa a nossa própria posição confortável. Isso pode significar fazer escolhas que não são suportadas pela realidade consensual ou ratificadas pela cultura externa. A verdade raramente é conveniente. Uma maneira de saber se estamos a viver a verdade é percebermos que as apesar das nossas escolhas poderem não ser fáceis,  no final do dia sentimos paz em nós mesmos!

Tradução livre de um texto da Professora Donna Farhi

Ahimsá Peace in oneselfPeace in the world (1)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s