Ásana – a técnica corporal do Yôga

Quando observamos fotos de ásanas, vemos corpos que se moldam em formas generosas, flexibilidade extraordinária, uma força incrível e que às vezes parece desafiar a gravidade. Quando estudamos um pouco de teoria percebemos que esses ásanas têm nomes em sânscrito, que nos parecem tão difíceis de pronunciar como a sua execução. Muitas vezes os novatos afastam qualquer hipótese de beneficiar da prática do Yôga, por não estabelecerem qualquer hipótese de aproximação entre o seu corpo real e os corpos que vêm nas fotos. No entanto, nós instrutores, sabemos que qualquer corpo, qualquer constituição, desde que em boas condições de saúde, pode beneficiar da prática de Yôga, e em particular da prática de ásana.

IMG_9210

A prática do ásana é ferramenta fundamental para o individuo contemporâneo encontrar um caminho de se conectar com o seu corpo e com o seu Ser.

A diferença entre a prática de ásana e o exercício físico é de que na execução de um ásana a atenção da mente é dirigida exclusivamente para dentro do corpo. Durante um ásana procuramos explorar a atitude interior, que é composta por localização da consciência, mentalização e bháva, além de uma profunda atenção sobre a respiração.

Consequentemente, ao fim de algum tempo de prática, unimos mente e corpo o que nos leva a uma sensação mais completa de quem somos. A execução perfeita do ásana em si, não é o último objectivo, mas sim a exploração do território interior do corpo. Então a prática das técnicas corporais torna-se um longo caminho de descoberta interior.

E é por isso que na Casa do Yôga, além das aulas regulares oferecemos aos nossos alunos um conjunto da actividades que potenciam o desenvolvimento de cada praticante nas técnicas corporais (treino de força e flexibilidade, treino de força para musculares, treino para desenvolvimento abdominal e lombar, treino para flexibilidade de pernas e ancas etc.), para que cada um possa explorar profundamente o seu corpo e através dele o seu potencial interior.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.