Pránáyáma, a disciplina da respiração

“O pránáyáma, a disciplina da respiração, é a “recusa” de respirar como o comum dos homens, isto é, de uma forma arrítmica. Eis como Patañjali define esta recusa: “O pránáyáma é a interrupção (viccheda) dos movimentos inspiratórios e expiratórios e consegue-se depois de realizado o ásana.” (Y.S., II, 49). Patañjali fala de “retenção”,  de suspensão da respiração. Todavia, o pránáyáma começa por ritmar a respiração o mais lentamente possível: é esse o seu objectivo inicial.
A respiração do homem profano é em geral arrítmica; varia quer segundo as circunstâncias, quer segundo a tensão psicomental. Tal irregularidade produz uma perigosa fluidez psíquica e, consequentemente, a instabilidade e a dispersão da atenção. Podemos tornar-nos atentos, se nos esforçarmos para isso. Mas o esforço, para o Yôga, é uma “exteriorização”. Trata-se pois de suprimir o esforço respiratório através do pránáyáma: ritmar a respiração deve tornar-se uma coisa automática, para que o yôgin possa esquecê-la.
Ao comentar o Yôga-Sútra, I, 34, Bhoja observa que “existe sempre uma ligação entre a respiração e os estados mentais”. Essa observação é importante. Ela é mais do que a constatação do facto de que, por exemplo, a respiração de um homem furioso é agitada, enquanto a respiração de um homem que se concentra é ritmada e se torna lenta por si própria. A relação entre o ritmo da respiração e os estados de consciência aos quais se refere Bhoja, e que fora sem sem dúvida observada e comprovada experimentalmente pelos yôgins desde os tempos mais remotos, serviu como instrumento de “unificação” da consciência. “

Mircea Eliade in Patãnjali e o Yôga

tati_fabio

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s