As três formas de agradecer

De onde vem o poder da gratidão? Desde a antiguidade os magos naturalistas pediam permissão aos elementos do bosque para entrar, ou para arrancar uma flor. Os antigos faziam isso com os animais, para alimentarem-se deles. Está intrínseco no ser humano o ato de agradecer, talvez simplesmente porque nos faz sentir bem.

Contudo, é inegável que essa atitude desencadeia consequências a médio e longo prazo, que transcendem a sensação imediata de prazer. Ser grato permite mudar a polaridade, em vez de sermos apenas o beneficiado de um favor ou bem, podemos nos tornar o emissor de outro bem: a gratidão. Desta forma, o sentimento se transforma em ação.

A primeira forma é quando a sensação de estar agradecido permanece não expressa: sua propriedade está latente, já que ainda não houve uma manifestação concreta. Nessa instância, a gratidão enriquece ao indivíduo.

Na segunda forma, o sentimento se expressa, o que tem um efeito tanto em quem recebe a demonstração como em quem emite. Muitas vezes acreditamos estar claro implicitamente, mas a distância entre sentir e compartilhar é grande e faz toda a diferença. Verbalizar é uma forma de fazer chegar nossa gratidão a terceiros, extendendo o campo de ação dessa força.

A terceira forma é a mais poderosa, porque nela a gratidão se transforma em ação efetiva, se materializa em feitos construtivos, cumpre a função de alimentar o círculo virtuoso da evolução. As homenagens, os presentes, a participação são muito mais que objetos simbólicos. Representam algo, mas também tem entidade própria, que somam à nobre função de demonstrar gratidão. Através desta forma poderosa de agradecer agraciamos o mundo em que vivemos.

BF34B8FA29504AE7ED059B63D3F8D2C9

Texto da Professora Yael Barcesat publicado em TuVerde.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.