O que é um japamálá?
A palavra japa significa repetição. Também se refere a uma prática que consiste na repetição verbal ou mental de um mantra. A palavra málá significa corrente ou cordão. Assim, japamálá é um cordão de repetição, usado na prática de mantras como um contador para que o praticante não se perca.
O japamálá tem normalmente 108 contas de rudráksha ou outra semente.
No Yôga e no Hinduísmo o número 108 tem um significado especial. O número 1 representa o praticante, o oito, a prática (que é constituída por oito partes); e o zero é o círculo do Absoluto, Infinito.
Para quem gosta de malabarismos matemáticos é interessante notar que este número tem algumas propriedades interessantes. Por exemplo, quando se multiplica 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª o resultado é 1 x 4 x 27 = 108. O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas. O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9. Na astronomia o raio do sol é 108 vezes maior que o raio da terra.