Bhastriká

Bhastriká em sânscrito significa fole. O nome provém da comparação entre o movimento do abdómen durante a respiração acelerada e o de um fole funcionando.

Esse respiratório ocupa um lugar muito importante nas práticas de Yôga. Produz uma oxigenação muito mais intensa que todos os outros, limpa os pulmões e as vias respiratórias e é altamente energizante e revitalizante. Por isso elimina o cansaço e a depressão em poucos instantes.

Sentando e com as costas bem eretas, faça por alguns instantes a respiração abdominal. Aos poucos comece a acelerar o ritmo, contraindo rápido o abdómen a cada exalação. Isso deve produzir um ruído alto e forte. A inspiração acontece espontaneamente, quando o diafragma e o ventre se expandem.

Ao expirar, o diafragma se eleva e o musculo do reto abdominal contrai-se com rapidez.

Ao inspirar, o abdomen projeta-se para fora. Ao exalar se contrai com vigor.

Você pode fazer vários ciclos desse respiratório, contando o número de exalações. No início serão algumas dezenas, que você irá progressivamente aumentar até chegar na casa das centenas.

É aconselhável fazer uma retenção com os pulmões cheios combinado com bandha no final de cada ciclo de bhastriká. Durante as primeiras vezes que o fizer, a fim de fortalecer e treinar a sua capacidade vital, sugerimos que você faça kúmbhaka* juntamente com o jihvá bandha* (contração da língua no céu da boca).

Quando começar a fazer retenções prolongadas utilize o jalándhara bandha* (contração do queixo no tórax) combinado com múla bandha*.

Preste atenção para não contrair a musculatura do rosto nem movimentar os ombros. Esta técnica pode ser feita na posição sentada ou deitada, mas nunca em pé.

Esta técnica fortalece a parede abdominal, aumenta a circulação sanguínea e tonifica o sistema nervoso. Normaliza as funções dos aparelhos digestivos e excretor. Oxigena todo o organismo, revitaliza os tecidos e aquece o corpo”.

Fonte: Respiração total – Professora Ro de Castro

darth+veda+does+ujhayi

     cartoon: Samadhi Pants

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.