Permaneça lúcido e acordado

Permaneça acordado e lúcido, ouvindo cada palavra que o instrutor disser, para poder filtrar e assimilar somente aquilo que quiser. Antes de mais nada, recorde que através da prática do Yôga buscamos alcançar um estado de mega lucidez mental. Como consequência, adormecer durante uma descontração seria um mero incidente (de qualquer forma, se acontecer uma vez ou outra, não se desespere).

lotus
O estado ideal para a descontração é aquele em que o corpo está desconectado, mas a sua mente não. Assim poderá ouvir e decidir se quer ou não acompanhar as mentalizações indicadas pelo instrutor. Seria triste se as palavras do instrutor fossem um guia que se segue inconscientemente, sem saber sequer de que se trata.
Durante o yôganidrá, o praticante está num estado de maior receptividade. Além de servir para assimilar os efeitos da prática dos outros conjuntos de técnicas, o yôganidrá é o momento apropriado para criar imagens mentais, arquétipos daquilo que quer realizar. A mente está aberta e o emocional está receptivo. Daí também a importância de estar lúcido, para poder mentalizar somente aquilo que quer que aconteça e não perder tempo em criar imagens negativas, divagar por recordações que não são construtivas, etc. Muitas vezes a mente tem a tendência a dispersar por pensamentos indesejados.
Seja dono daquilo que acontece no seu corpo e na sua mente, que por si só já tem pouco espaço. É necessário edificar bem os pensamentos que constrói na sua consciência, pois eles vibram, movimentam-se e criam sulcos na memória. Cada pensamento altera a sua vida, partindo do pressuposto que altera o seu corpo, as suas emoções, a sua respiração. Modifica o instante presente e os que surgem daí. Interfere nos próximos pensamentos que virão; por exemplo, se estiver mergulhado numa cadeia de pensamentos trágicos, muito raramente aparecerá um pensamento alegre no meio deles. Os pensamentos aproximam-se quando têm sintonia entre si. Pensamentos agradáveis atraem pensamentos agradáveis. Aquele que tem pensamentos pessimistas, entende-se com aqueles que trabalham com a mesma matéria-prima. Mesmo que não tenham conversado, quando duas pessoas com formas de pensar semelhantes se encontram, a sintonia estabelece-se sem palavras. A frase “uma questão de pele” tem a ver com os sentidos. Os pensamentos emanam pelos poros e deixam um certo aroma no ar…

Texto: Anahí Flores

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s