Yôga e samádhi

Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao sámadhi.

DeRose

A frase acima é tida como a mais tolerante e abrangente definição da filosofia prática do Yôga. Ela contempla praticantes de linhagens restritivas e libertárias. Adeptos de correntes espiritualistas ou técnicas. Não exclui nenhum dos diversos ramos de yôga existentes. Apesar de simples e abarcante, ninguém a compreende. Vamos estudá-la melhor.

Yôga Sério - Vernon Maraschin - Yôga sútra

Pátañjali foi um sábio hindu, codificador do Yôga clássico, que viveu no século III a.C. aproximadamente. Seu livro, o Yôga sútra (aforismos do Yôga), é reconhecido como uma das mais importantes obras no assunto. Ao explicar sua matéria, Pátañjali descreve uma estrutura em oito passos que irão conduzir o praticante ao estado de chita vritti nirôdhah,ou seja, um estado de supressão das instabilidades da consciência.

Samádhi é um estado de hiperconsciência e megalucidez que só o Yôga proporciona.

DeRose

O último estágio da estrutura em oito partes do Yôga sútra é samádhi. Para alcançá-lo, é preciso anos de treinos e dedicação e trata-se da meta dessa filosofia. Apesar de considerarmos que o samádhi seja a meta do Yôga, sabemos que se trata apenas de mais um degrau em nossa evolução. O mesmo acontece nas artes marciais. O karateka novato acredita que a meta é a faixa preta. Os mestres sabem que é somente a partir da faixa preta que começa o verdadeiro karatê.

Nos textos hindus, o Yôga é sempre relacionado a força, poder e energia. Estes são nossos parâmetros e os efeitos que estão diretamente relacionados aos que atingem o samádhi. O próprio Mircea Eliade, notório escritor e pesquisador, cunhou o termo ênstase (êxtase interno, para dentro) ao concluir que toda a diversidade existente no Yôga pode ser resumida neste estado de consciência.

Após dez anos de estudos e práticas desta maravilhosa filosofia, só posso concluir que Yôga e samádhi estão intimamente ligados. Um não existe sem o outro. De uma certa forma, podemos mesmo dizer que são quase sinônimos.

Por Vernon Maraschin em Yôga a Sério

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s