Como a meditação atenua a ansiedade

Uma equipa de investigadores do Wake Forest Baptist Medical Center, EUA, descobriu os mecanismos específicos do cérebro que estão envolvidos na diminuição da ansiedade em indivíduos saudáveis.

Os voluntários foram submetidos a quatro sessões de 20 minutos de aprendizagem de uma técnica de meditação denominada meditação da mente aberta (ou “mindfulness”) que se caracteriza por uma atenção sobre a respiração, e em todo tipo de pensamentos, recordações, sensações e emoções percebidas no campo da atenção sem se tecer juízos de valor sobre os tais.

Tanto antes como depois das sessões de aprendizagem daquela técnica de meditação, os participantes foram submetidos a uma técnica de perfusão por ressonância magnética denominada. Foram também avaliados os níveis de ansiedade dos participantes antes e depois desses exames.

Foram identificadas reduções de 39% nos níveis da ansiedade dos participantes, como consequência da meditação. Fadel Zeidan, autor principal deste estudo, considera que apenas uns minutos diários de meditação são o suficiente para ajudar a reduzir os níveis de ansiedade do dia-a-dia.

Segundo os resultados do estudo, as áreas do cérebro associadas à redução da ansiedade através da meditação são o córtex cingulado anterior e o córtex pré-frontal ventromedial, que são as responsáveis pelo desempenho do funcionamento executivo. Durante a meditação identificou-se mais atividade no córtex pré-frontal ventromedial que é a área do cérebro que controla a preocupação. Adicionalmente, sempre que a atividade aumentava no córtex cingulado anterior, que é a área que controla o pensamento e as emoções, a ansiedade diminuía.

“A meditação da mente aberta baseia-se em concentrar a atenção no momento presente e em controlar a forma como reagimos a pensamentos e sentimentos do dia-a-dia”, afirmou Fadel Zeidan. “É interessante como as descobertas revelam que as áreas do cérebro associadas à redução da ansiedade relacionada com a meditação são extraordinariamente consistentes com os princípios de se possuir uma mente alerta”.

Estudo publicado na revista “Social Cognitive and Affective Neuroscience”

Retirado da página Inspira e Inspira.te

Anúncios

One thought on “Como a meditação atenua a ansiedade

  1. Pingback: Pratique meditação! | Faz sol cá dentro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s