Sugestão de leitura: Ismael – Como o mundo veio a ser o que é

O livro “Ismael – Um romance da condição humana” é um romance filosófico de 1992, escrito por Daniel Quinn, que examina a mitologia, seus efeitos na ética, e como isso reflecte na sustentabilidade. O romance é repleto de ideias a respeito da evolução das civilizações humanas, da relação da humanidade com o mundo ao seu redor e do conceito de que somos o ápice da evolução e a espécie dominante no mundo.

“PROFESSOR procura aluno. Deve ter um desejo fervoroso de salvar o mundo.Candidatar-se pessoalmente.”

gorila

“Professor procura aluno. Deve ter o desejo sincero de salvar o mundo. Candidatar-se pessoalmente”.  Era o que dizia um anúncio publicado na secção de classificados do jornal. O narrador, ao ler a mensagem, ficou perplexo com a ingenuidade da proposta. No entanto, ao lembrar-se dos seus anos de rebeldia juvenil, o homem resolve procurar o tal professor que deseja salvar o mundo. Ao chegar ao local mencionado no jornal, o narrador vê que o professor, na verdade, é um gorila chamado Ismael. Ismael consegue comunicar-se através de telepatia, e utiliza esse artifício para trocar mensagens com seu novo aluno.

Ismael conta a história da dominação humana sobre a natureza, e a sua própria história é um retrato disso, pois o gorila foi retirado da sua vida livre na floresta africana para servir a exposições itinerantes e a zoológicos. Ao contar a história da evolução humana, e da relação da nossa espécie com as demais, Ismael explica ao seu aluno o surgimento da chamada civilização, a partir do cultivo de vegetais e o início da agricultura moderna. Com a agricultura, a nossa população humana aumentou, afinal a maior quantidade de alimento possibilitou que um número maior de pessoas vivesse e se fixasse a determinado local. E tudo isso, explica Ismael, foi a solução para alguns dos problemas da humanidade, e o início de outros…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.