Alta performance e autoconhecimento

Em uma época em que a velocidade das informações e os avanços na tecnologia aceleram a competitividade, o desafio de fazer a diferença torna-se quase uma obrigação. As transformações em todas as áreas do conhecimento são incessantes e, dentro desse contexto, surge a necessidade de difundir e praticar a responsabilidade socioambiental, essencial à preservação da nossa espécie.

De onde vem a alta performance?

Exige-se o aprimoramento das lideranças e da sociedade como um todo. Emergem conceitos de equipes de alta performance, famílias de alta performance, escolas de alta performance, gestão de alta performance, alta performance desportiva e por aí vai.

Contudo, é interessante notar que, em qualquer um destes segmentos sociais, para que a mudança coletiva possa acontecer, torna-se necessária uma profunda mudança no indivíduo: a alta performance pessoal.

Do particular para o coletivo

Para alcançar essa nova postura é preciso que o ser humano se torne mais consciente da sua interligação com as pessoas e com o meio em que vive. Desse modo, o indivíduo passa a exercer de forma mais lúcida e clara as suas atribuições e compromissos com a família, com os colegas de trabalho, com a sociedade e com a natureza.

Adotar uma postura mais integrativa contribui ainda para o desenvolvimento de uma nova criatividade, capaz de exacerbar a importância de agir com praticidade para conquistar objetivos e construir um mundo melhor para si e para o próprio planeta.

O Eu e os Outros

Esse paradigma transformador traz consigo ainda o compromisso de priorizar e zelar pelos relacionamentos interpessoais, valorizando a confiança, o respeito, a reciprocidade, a credibilidade e a lealdade.

Os talentos individuais passam a ser aplicados à sinergia do grupo. A atitude ética, o bem-estar físico, o gerenciamento das emoções, os pensamentos edificantes se tornam fontes de energia e motivação para conquistar a excelência pessoal.
Para obter alta performance é necessário autoconhecimento

Com um forte alicerce interno, o indivíduo pode deixar aflorar a intuição, via de conhecimento que certamente é um dos principais diferenciais das pessoas de alta performance, talvez a única que nos permita acompanhar a velocidade do mundo moderno.
Dicas:

1. Adote uma metodologia de aprimoramento pessoal que desenvolva suas habilidades através da boa alimentação, boa forma e boa cabeça.

2. Defina seus objetivos pessoais e estabeleça com clareza a forma como quer contribuir no seu trabalho, na família e na sociedade.

3. Aprimore sua comunicação. Aprenda a ouvir mais, a sentir e intuir.

4. Invista em conhecimento e cultura.

5. Identifique os problemas e procure encará-los de frente.

6. Aprenda com as experiências.

7. Comprometa-se com a solução e não deixe pendências.

8. Descubra seus talentos e acredite naquilo que encontra eco em seu coração.

Texto da Instrutora Fernanda Monforte

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s