Jala nêti

Jala nêti

Jala significa água. Jala nêti é a limpeza das mucosas nasais feita com água. Para fazer este kryiá necessita-se de um pequeno bule de cerâmica próprio para isto, denominado lôta (ou nêti pot).

 

A água utilizada deve ser mineral, morna e salgada na proporção de duas colheres de chá de sal para um litro de água. Se a água estiver pouco salgada, poderá sentir uma ardência na mucosa nasal. Caso queira tonificar os vasos sanguíneos desta área, utilize água fria. Isto melhora a circulação e evita hemorragias nasais.

Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para a frente. Incline a cabeça para o lado direito. Coloque o bico do lôta na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por essa fossa e saia pela outra. A passagem  da água deve ser natural e sem esforço. Isto vai depender da inclinação da cabeça. Mantenha a boca entreaberta e respire por ela.

Quando esvaziar o recipiente, deixe o tronco na mesma posição e o rosto agora voltado para baixo. Execute kapálabháti a fim de extrair o restante da água.

Em seguida, observando as mesmas instruções, faça fluir a água da fossa nasal esquerda para a direita.

O nêti kriyá limpa as narinas, elimina o excesso de mucosidade acumulado nos seios nasais e frontais e estimula o ájña chakra.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s